sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Especialista dá dicas e diz melhor horário para comprar na Black Friday



Assim como no trânsito, o horário de pico é sinônimo de lentidão. A Black Friday está se aproximando e para não ter dor de cabeça especialista sugere que o consumidor evite alguns horários específicos para escapar do insucesso no momento da compra. Então, para conseguir realizar uma compra com rapidez, durante a quinta edição da Black Friday brasileira é importante lembrar de uma dica básica: evitar o horário de maior movimentação nos sites.
Black Friday (Foto: Arte/TechTudo)Evite horários de pico na Black Friday (Foto: Arte/TechTudo)
Para Pedro Eugênio, criador do site oficial do evento no Brasil e fundador do Busca Desconto, o consumidor deve “tentar fugir dos horários de pico da Black Friday, que é à meia-noite de quinta, na hora do almoço na sexta e a partir das 18h da própria sexta, 28. Fazendo isso, pesquisando a loja em que vai comprar e o preço do produto, a chance de fazer um grande negócio é muito alta”. 
Esses horários refletem a ansiedade dos consumidores. Primeiro quando a promoção começa, depois no horário de almoço no trabalho e, por fim, quando as pessoas chegam em casa, completa Eugênio. Durante esses horários pode ser que alguns sites travem, para evitar a perda de tempo e o estresse é melhor optar por horários mais tranquilos, com menos tráfego de dados, para efetuar as compras sem preocupações.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Ritalina, a droga legal que ameaça o futuro

131125-Calvin
Com efeito comparável ao da cocaína, droga é receitada a crianças questionadoras e livres. Professora afirma: “podemos abortar projetos de mundo diferentes”
Por Roberto Amado, no DCM
É uma situação comum. A criança dá trabalho, questiona muito, viaja nas suas fantasias, se desliga da realidade. Os pais se incomodam e levam ao médico, um psiquiatra talvez.  Ele não hesita: o diagnóstico é déficit de atenção (ou Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH) e indica ritalina para a criança.
O medicamento é uma bomba. Da família das anfetaminas, a ritalina, ou metilfenidato, tem o mesmo mecanismo de qualquer estimulante, inclusive a cocaína, aumentando a concentração de dopamina nas sinapses. A criança “sossega”: pára de viajar, de questionar e tem o comportamento zombie like, como a própria medicina define. Ou seja, vira zumbi — um robozinho sem emoções. É um alívio para os pais, claro, e também para os médicos. Por esse motivo a droga tem sido indicada indiscriminadamente nos consultórios da vida. A ponto de o Brasil ser o segundo país que mais consome ritalina no mundo, só perdendo para os EUA.
A situação é tão grave que inspirou a pediatra Maria Aparecida Affonso Moysés, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a fazer uma declaração bombástica: “A gente corre o risco de fazer um genocídio do futuro”, disse ela em entrevista ao  Portal Unicamp. “Quem está sendo medicado são as crianças questionadoras, que não se submetem facilmente às regras, e aquelas que sonham, têm fantasias, utopias e que ‘viajam’. Com isso, o que está se abortando? São os questionamentos e as utopias. Só vivemos hoje num mundo diferente de mil  anos atrás porque muita gente questionou, sonhou e lutou por um mundo diferente e pelas utopias. Estamos dificultando, senão impedindo, a construção de futuros diferentes e mundos diferentes. E isso é terrível”, diz ela.
O fato, no entanto, é que o uso da ritalina reflete muito mais um problema cultural e social do que médico. A vida contemporânea, que envolve pais e mães num turbilhão de exigências profissionais, sociais e financeiras, não deixa espaço para a livre manifestação das crianças. Elas viram um problema até que cresçam. É preciso colocá-las na escola logo no primeiro ano de vida, preencher seus horários com “atividades”, diminuir ao máximo o tempo ocioso, e compensar de alguma forma a lacuna provocada pela ausência de espaços sociais e públicos. Já não há mais a rua para a criança conviver e exercer sua “criancice.
E se nada disso funcionar, a solução é enfiar ritalina goela abaixo. “Isso não quer dizer que a família seja culpada. É preciso orientá-la a lidar com essa criança. Fala-se muito que, se a criança não for tratada, vai se tornar uma dependente química ou delinquente. Nenhum dado permite dizer isso. Então não tem comprovação de que funciona. Ao contrário: não funciona. E o que está acontecendo é que o diagnóstico de TDAH está sendo feito em uma porcentagem muito grande de crianças, de forma indiscriminada”, diz a médica.
Mas os problemas não param por aí. A ritalina foi retirada do mercado recentemente, num movimento de especulação comum, normalmente atribuído ao interesse por aumentar o preço da medicação. E como é uma droga química que provoca dependência, as consequências foram dramáticas. “As famílias ficaram muito preocupadas e entraram em pânico, com medo de que os filhos ficassem sem esse fornecimento”, diz a médica. “Se a criança já desenvolveu dependência química, ela pode enfrentar a crise de abstinência. Também pode apresentar surtos de insônia, sonolência, piora na atenção e na cognição, surtos psicóticos, alucinações e correm o risco de cometer até o suicídio. São dados registrados no Food and Drug Administration (FDA)”.
Enquanto isso, a ritalina também entra no mercado dos jovens e das baladas. A medicação inibe o apetite e, portanto, promove emagrecimento. Além disso, oferece o efeito “estou podendo” — ou seja, dá a sensação de raciocínio rápido, capacidade de fazer várias atividades ao mesmo tempo, muito animação e estímulo sexual — ou, pelo menos, a impressão disso. “Não há ressaca ou qualquer efeito no dia seguinte e nem é preciso beber para ficar loucaça”, diz uma usuária da droga nas suas incursões noturnas às baladas de São Paulo. “Eu tomo logo umas duas e saio causando, beijando todo mundo, dançando o tempo todo, curtindo mesmo”, diz ela.

China tem só 5 dias de férias por ano; saiba como são as regras no mundo

  • Carolyn Kaster/AP
Os dias de férias estabelecidos por lei não são iguais ao redor do planeta. Os 30 dias de repouso anual do brasileiro seriam considerados um imenso privilégio em países como a China e a Nigéria, onde o mínimo são cinco dias de descanso por ano.
O direito a um mínimo de três semanas de férias remuneradas está previsto em convenção da OIT (Organização Internacional do Trabalho), agência ligada à ONU. Mas isso não significa que todos os países a sigam.
Segundo dados da própria OIT, Estados Unidos, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Kiribati e Gâmbia não estipulam dias de férias em sua lei. Já a União Europeia determina o mínimo de quatro semanas para seus países membros.
A maior parte dos países tem entre 20 e 23 dias úteis (não-consecutivos, ou seja, são excluídos os fins de semana).

Comparação entre países

Jon Messenger, especialista de condições de trabalho da OIT, afirma que é difícil estabelecer uma comparação exata entre os países, porque as leis são diferentes. Alguns, como o Brasil, consideram dias corridos, incluindo os finais de semana na conta total, outros levam em consideração apenas dias úteis.
Os países com mais dias de férias, segundo esse estudo, são os Emirados Árabes e o Iêmen, com 30 dias úteis. China e Nigéria são os que determinam menos dias por lei (cinco).
O Brasil não está incluído entre os que têm mais dias de férias. Apesar de ter 30 dias para o repouso, não são dias úteis. A conta inclui os finais de semana. Para a OIT, o país tem o equivalente a 21 dias úteis de férias.
Para o cálculo, no caso do Brasil, a OIT considera cinco dias de trabalho por semana. Ela então calcula 5/7 (cinco sétimos) do estipulado pela lei. No caso do Brasil, o resultado desta conta é 21,42. 

Mais e menos férias que a lei

O especialista da OIT também afirma que o limite estabelecido por lei não significa, necessariamente, a quantidade de dias que um trabalhador costuma tirar por ano.
Nos Estados Unidos, único país desenvolvido sem um limite mínimo, as férias são vistas como um benefício concedido pelas empresas, e a maior parte da população recebe duas semanas.
Na Alemanha, apesar de o mínimo ser de 20 dias, o trabalhador acaba descansando mais. Isso porque os acordos coletivos das categorias costumam estabelecer mais dias de férias. "Na prática, as férias na Alemanha podem chegar a 30 dias".
No Japão, segundo Messenger, a maior parte dos profissionais acaba tirando apenas a metade dos oito dias a que tem direito.

Férias X produtividade

Messenger afirma que não há estudos o suficiente que estabeleçam uma relação entre a produtividade de um país e a quantidade de dias de férias.
Ainda assim, ele diz que há uma ligação direta entre descanso e produtividade. "Há uma percepção de que mais horas de trabalho resulte em maior produção, o que não é verdade. De maneira geral, é o contrário".
O especialista diz que é necessário um distanciamento do trabalho para "recuperar as energias". A falta de descanso leva a problemas de saúde, maior risco de acidentes de trabalho, aumento de conflitos familiares e faltas, por exemplo. "O ideal é que o trabalhador consiga produzir mais e melhor no menor tempo possível."
Férias em cada país (em dias úteis)
  • Não há mínimo por lei
    Estados Unidos e Índia
  • 5 dias
    China e Nigéria
  • 6 dias
    México
  • 8 dias
    Japão
  • 10 dias
    Vietnã, Argentina, Canadá, Colômbia, Equador e Paraguai
  • 12 dias
    Indonésia e Turquia
  • 13 dias
    África do Sul, Bolívia, Chile e Qatar
  • 18 dias
    Angola, Egito e Marrocos
  • 20 dias
    Senegal, Austrália, Nova Zelândia, Uruguai, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Itália, Holanda, Rússia e Suíça
  • 21 dias
    Brasil, Cuba, Peru, Arábia Saudita, Bahrein, Noruega e Espanha
  • 22 dias
    Portugal
  • 25 dias
    Áustria, Dinamarca, França, Suécia, Kuait e Síria
  • 28 dias
    Reino Unido
  • 30 dias
    Emirados Árabes Unidos e Iêmen
Fonte: Organização Internacional do Trabalho

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O que os cientistas descobriram no oceano parecem coisas de ficção científica

Foi há 1200 anos que a cidade egípcia de Heracleion desapareceu, engolida pelas águas do Mar Mediterrâneo. Conhecida pelos gregos como Thonis, ela acabou sendo quase esquecida pela própria história – agora uma equipe de arqueólogos está escavando e desvendando seus mistérios.
O arqueólogo subaquático Franck Goddio e o Instituo Europeu de Arqueologia Marítima redescobriram a cidade em 2000 e, durante estes 13 anos, têm achado verdadeiras relíquias incrivelmente bem preservadas. Afinal o mito de Thonis-Heracleion era real, só estava ‘adormecido’ à 30 pés abaixo da superfície do Mediterrâneo, em Abu Qir Bay, no Egito. Veja os vídeos e as fotos impressionantes dos achados:
cidade perdida de thonis heracleion
Segundo Goddio, Thonis–Heracleion provavelmente foi fundada no século 8 a.C. — antes mesmo de Alexandria — e era o porto de entrada ao Egito para todas as embarcações provenientes da Grécia. Além disso, a cidade também tinha importância religiosa, graças à presença de um grande Templo de Amon e Khonsou. Mas, por volta do século 8 d.C., devido a uma série de catástrofes submarinas, Thonis –Heracleion acabou afundando completamente.
Durante todos esses séculos, embora se soubesse da existência da cidade devido a registros históricos e algumas inscrições encontradas por arqueólogos, nunca alguém havia encontrado qualquer vestígio do porto. No entanto, após 13 anos de trabalhos, a equipe liderada por Goddio conseguiu resgatar inúmeros artefatos, assim como descobrir mais sobre a história dessa importante localidade.
Além de joias, moedas, objetos ritualísticos, peças de cerâmica e majestosas estátuas, os arqueólogos também encontraram mais de 700 âncoras e aproximadamente 60 embarcações naufragadas. Você pode conferir alguns dos incríveis artefatos descobertos nas imagens a seguir:
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
cidade perdida de thonis heracleion
Wow!! Que espetacular não?? Não sei você, mas somos fascinados com o trabalho dos arqueólogos, eles dedicam boa parte de suas vidas para que nós possamos conhecer mais sobre o nosso passado. Esplêndido! São em descobertas maravilhosas assim que temos muito orgulho de poder levar essa informação para você.
E você, leitor, o que achou? Compartilhe a sua opinião conosco nos comentários logo abaixo.

Patrícia Poeta faz comentário e vai parar na geladeira da Globo

Apesar de Patrícia Poeta, 38, comentar durante a sua despedida do "Jornal Nacional" que já começaria a trabalhar no projeto de um programa de variedades para comandar em 2015, os planos da Globo não são bem esses.


De acordo com o site “Notícias da TV”, uma fonte da emissora garantiu que a jornalista passará por uma temporada na “geladeira” do canal. Isso significaria que o seu novoprograma, caso saia mesmo do papel, só estreará no segundo semestre do próximo ano. A apresentadora receberá essa espécie de "castigo" porque ao pedir para deixar o telejornal, ela justificou que a atração limitava o seu crescimento, o que foi visto como uma ingratidão e afronta.

Ainda segundo o veículo, Patrícia solicitou desligamento do “Jornal Nacional” pouco antes da Copa do Mundo por causa do desgaste com seu colega de bancada, William Bonner, 51. Com o desempenho nas entrevistas com presidenciáveis considerado abaixo do esperado, ela selou de vez a sua saída do telejornal. A global foi substituída por Renata Vasconcellos, 42.


Do http://www.yahoo.com

Com fabricação nacional, câmera da GoPro fica mais barata



A GoPro anuncia hoje que passará a fabricar câmeras no Brasil. O modelo HERO3+ Black Edition, primeiro da série a nascer aqui, estará disponível esta semana com preço sugerido de R$ 1.700 nas principais redes varejistas, quase 30% mais barato. Nos EUA, o produto é vendido por US$ 400.
A HERO3+, com 12 megapixles, tem capacidade de definição de até 2.7K em 30 quadros por segundo e taxa de 60 frames por segundo executados em 1080 pixels de definição. Recursos como SuperView (para registros panorâmicos) e Auto Low Light (para ajustes de iluminação) facilitam a captura de imagens.
A câmera vem acompanhada de software de edição de vídeo para computadores, o GoPro Studio, e o aplicativo GoPro App, para compartilhamento instantâneo de fotos e vídeos via dispositivos móveis.

Top 10 homens mais ricos do Brasil em 2014 !!!

O ano de 2014 promete e já temos muitas mudanças no ranking desse ano. Uma delas é a ausência do bilionário Eike Batista que teve 80% de desvalorização em suas empresas.
Após ter publicado os mais ricos do mundo, relaciono aqui os mais ricos do Brasil segundo os dados da revista Forbes - do Brasil, uma franquia da revista mais influente no assunto.
O Sucesso é objetivo de todos e essas pessoas servem como exemplos de luta e batalha, mas esses grandes empreendedores não ficaram ricos da noite para o dia. Foram anos de suor por cada centavo, e isso explica a idade avançada da maioria deles. Vamos á eles:

Top 10 homens mais ricos do Brasil

10°

Antônio Ermírio de Moraes- U$ 3.1 bilhões.

Votorantim
Antonio Ermirio top 10 homens mais ricos do brasil 2014Mais um paulistano que fez decolar sua fortuna durante anos de trabalho. Antônio, de 83 anos, comanda o Grupo Votorantim, criado pelo seu pai. Antonio diversificou a empresa e hoje, atua em diversas áreas como cimento, química, alumínio, papel celulose, eletricidade, metais, siderúrgicas, e o Banco Votorantim. Em estudo, notei que ele tem um lado altruísta. O empresário dedica parte do tempo à Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo, à Associação Cruz Verde de São Paulo, à Fundação Antônio Prudente, às Casas André Luiz, entre outras organizações não governamentais, como o Instituto Baccarelli.

André Esteves – U$ 3.1 bilhões.

BTG Pactual
andre esteves entre os mais ricosAndré, 45 anos, casado, com 3 filhos, é mais caso de sucesso financeiro. De uma simples oportunidade no cargo de estagiário de sistemas, passou a ser dono do próprio banco. Após ocupar vários cargos importantes no Banco Pactual e intermediar a sua venda para o grupo suíço UBS, André conseguiu fortuna suficiente para fundar a empresa de investimento BTG. Anos mais tarde, com U$50 bilhões de investimento sob sua gestão, André recompra o Banco Pactual, e em 2011 compra todas as ações de Silvio Santos no Banco Pan-americano. Atualmente, o BTG Pactual emprega 1.500 funcionários e possui filiais no Brasil, Estados Unidos, Chile, Peru, Colômbia, Reino Unido e China.

Aloysio de Andrade Faria – U$ 3.3 bilhões.

Banco Alfa
Aloysio de Andrade Faria top 10 homens mais ricos do brasil 2014Aloysio, 93 anos, casado, 5 filhos, possui uma longa experiencia como banqueiro. Após vender o banco Real em 1998 para o grupo neerlandês ABN Amro, Faria fundou um conglomerado de várias empresas que inclui o Banco Alfa, a rede de hotéis Transamerica, lojas C&C casa e construção, rede de Sorveterias Premium La Basque e a Agropalma (líder na fabricação de óleo de palma na América Latina). Hoje, ele se aposentou, e vive em sua fazenda com 150 cavalos de raça pura.

Walter Faria – U$ 3.8 bilhões.

Grupo Petrópolis
walter faria ricosApós comprar a Cervejaria Petrópolis em 1998, Walter Faria fez crescer de 2 para 11% de participação no mercado nacional de cervejas. Suas grandes marcas são as cervejas Itaipava e Crystal, que ocupam a 6° e 7° entre as mais vendidas do pais. Se consolidou como a segunda cervejaria do mercado, atras somente da Ambev. Em comparação a 2012, sua fortuna caiu de U$4.6 bilhões para U$3.8 atualmente, porém, ele alcançou grandes feitos, como nomear duas arenas da Copa do mundo, Recife e Salvador, como Arena Itaipava.

Francisco I. S. Dias Branco – U$ 4.1 bilhões.

M. Dias Branco S.A.
Francisco Ivens de Sa Dias BrancoFrancisco, 78 anos, é atualmente pessoa mais rica do Ceará, e divide a 6° posição entre os mais ricos do pais. Ele dirige a empresa líder de fabricação e comercialização de biscoito e macarrões no Brasil. A empresa foi fundada por seu pai em 1940, quando criou a padaria Fortaleza com biscoitos e massas. Desde então, Dias Branco S.A. expandiu, comprou e incorporou outras fabricas e marcas. As marcas mais conhecidas são os macarrões Fortaleza, Adria, Estrela, Vitarella, Pelaggio, Basilar e os biscoitos Richester, Isabela, Salsito e Zabet.

Eduardo Saverin – U$ 4.1 bilhões.

Facebook e investimentos
eduardo saverin ricosEduardo (31 anos) divide o 6° lugar com um patrimônio avaliado em U$4.1 bilhões (mais jovem da lista). Ele foi um dos co-fundadores do Facebook em conjunto com Mark Zuckerberg. Hoje ele possui 2,5% em ações da rede social. Segundo a Forbes, o aumento de sua fortuna foi em razão dos investimentos feitos em diversas startups como Qwiki e Jumio. E sobre tudo, a alta valorização do IPO do Facebook nos últimos anos. Atualmente, Saverin mora em Cingapura.

Carlos Alberto Sicupira – U$8.9 bilhões.

Anheuser-Busch Inbev
Carlos-Alberto-Sicupira top 10 homens mais ricos do brasil 2014Esse empresário de 64 anos, faz parte de um trio bem sucedido. Em conjunto com Jorge Paulo Lemann e Marcell Telles, controlam a cervejaria Anheuser-Busch Inbev (Inbev), a maior cervejaria do mundo, com 25% de market share global e além de ser uma das 5 maiores empresas do mundo em produtos de consumo. Também é um dos donos da rede de fast food Burger King, uma das maiores franquias do mundo.

Irmãos Marinho – U$9.1 bilhões cada um.

Organizações Globo
Jose roberto marinhoJosé Roberto Marinho, (conhecido internamente por “Zé”) é casado e possui 57 anos. É filho e herdeiro do fundador da Organizações Globo, Roberto Marinho. Todo o conglomerado construído, foi dividido entre os 3 filhos que segue nesse ranking. José ocupa o cargo de vice-presidente em conjunto com o João Roberto Marinho. O irmão mais velho, Roberto Irineu Marinho, é o presidente da companhia que se tornou o segundo maior conglomerado de mídia do mundo.
Joao Roberto MarinhoJoão Roberto Marinho é dos 3 irmãos bilionários das Organizações Globo e participações. Juntos, somam mais de R$ 50 bilhões em patrimônios. A empresa dos Marinho expandiu tanto nos últimos anos que obteve lucro de 6 bilhões somente em 2012, em uma receita total de 12 bilhões. As novelas são um dos produtos de maior destaque internacional e são vendidas pra mais de 100 países. João possui 59 anos e é casado com Gisela Marinho. Atualmente é presidente do Conselho Editorial e vice-presidente da companhia.
Roberto Irineu MarinhoRoberto Irineu Marinho, 65 anos, casado, com 4 filhos, é um dos homens mais influentes do Brasil através das Organizações Globo. Como proprietário e presidente do grupo, controla 5 emissoras próprias de TV aberta e mais 117 afiliadas. Controla também mais de 30 canais a cabo: Megapix, Gloob, GNT, Multishow, Viva, Bis +, Globosat, OFF HD, Combate, SporTV, PFC, GloboNews e a rede Telecine. A empresa atua em diversos outros setores como mídia impressa, rádios e possui uma das mais importantes gravadores do Brasil, a SOM LIVRE.
Roberto e sua familia também apoia a caridade através da Fundação Roberto Marinho.

Marcel Herrmann Telles – U$10.2 bilhões.

Anheuser-Busch Inbev
Marcel Telles top 10 homens mais ricos do brasil 2014Esse homem de 57 anos é cervejeiro nato, fundou a AmBev com a fusão da Antartica e Brahma e depois se associou com a cervejaria belga Interbrew, e assim surgiu a InBev, e mais tarde com a compra da Budweiser, se tornou a ABinBev, a maior cervejaria do mundo. Com seus parceiros, Jorge Paulo Lemann e Carlos Alberto Sicupira administram e controlam o reinado da cerveja nacional e a gigante do varejo, Lojas Americanas.

José Safra – U$16 bilhões.

Banco Safra
Joseph Safra top 10 homens mais ricos do brasil 2014Esse libanês viu no Brasil uma oportunidade de crescer e investir. Naturalizou-se brasileiro e fundou o Banco Safra – um dos 10 maiores bancos do Brasil –  com seus irmãos. No entanto, não parou por ai. Investiu na Aracruz Celulose SA, uma empresa de telefonia em Israel e diversos bancos menores espalhados pelo mundo. No ano de 2013, sua fortuna estava avaliada em U$15.9 bilhões, mostrando certa estabilidade nos negócios.

Jorge Paulo Lemann – U$19.7 bilhões.

Anheuser-Busch Inbev
jorge paulo lemann top 10 homens mais ricos do brasil 2014Não tem como falar do Jorge sem falar dos seus parceiros. Esse carioca de 72 anos, forma o trio da cerveja junto com Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira controlam a ABinBev, a maior cervejaria do mundo. Se você bebe uma Skol, Brahma, Antártica, Pepsi ou Guaraná Antartica, você está contribuindo para fortuna desses três. Também são donos das Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino.com, Burger King no Brasil e recentemente adquiriu em conjunto com Warren Buffet a Heinz ketchup (o ketchup mais consumido do mundo). Desde a queda de Eike Batista, Jorge ocupa pela segunda vez a primeira posição entre os homens mais ricos do Brasil.