terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ataque contra colégio no Paquistão deixa 126 mortos

Diversas crianças foram levadas às pressas para os hospitais da regiãoAP










Violência foi motivada por avanços do exército paquistanês contra o grupo radical
Pelo menos 126 pessoas morreram, a maioria criança, e 80 ficaram feridas em um ataque taleban contra um colégio administrado pelo Exército na cidade de Peshawar, no noroeste do Paquistão, informou um porta-voz do governo provincial.
Abdul Emanam, porta-voz da Província de Khyber Pakhtunkhwa, disse que 121 crianças morreram.
O ataque começou quando dez insurgentes vestidos com uniformes do Exército entraram na escola, abriram fogo e lançaram granadas contra alunos e professores, disse o porta-voz da polícia de Peshawar, Seid Wali.
O diretor-geral do ISPR (Escritório de Relações Públicas do Exército), Asim Bajwal, disse em sua conta no Twitter que até o momento "cinco terroristas" foram mortos na operação de resgate e que apenas um bloco do edifício escolar ainda precisa ser vistoriado.
Apesar da maioria dos estudantes e dos professores tere sido evacuada do colégio, o policial Imtiaz Ahmed Bacha disse à Agência Efe que algumas crianças ainda estão sob poder dos talebans.

O principal grupo taleban paquistanês, TTP (Tehrik-e-Taleban Pakistan), reivindicou a autoria do ataque: "Para o exército nossas famílias são objetivos" das operações militares lançadas contra os insurgentes nas zonas tribais de Waziristão do Norte e Khyber, justificou a organização. 
O Exército paquistanês efetua uma campanha desde junho contra enclaves insurgentes nas regiões de Waziristão e Kyhber, com contínuos bombardeios e operações terrestres que, de acordo com fontes oficiais, causaram mais de mil mortos.
O ataque de hoje é um dos piores dos últimos anos no país asiático. No início de novembro, um atentado deixou 57 mortos e 112 feridos em um posto fronteiriço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário